top of page

Em evento na Fundaj, Revista Coletiva lança o Dossiê Periferias

Com o objetivo de trazer para o centro do debate os territórios periféricos, a publicação reúne artigos, entrevistas, reportagens e dicas culturais para refletir sobre o tema



Na próxima terça-feira (18), a partir das 14h, a Revista Coletiva lança seu 35º dossiê, com o tema Periferias. O evento acontecerá na Sala Gilberto Osório de Andrade, no campus Apipucos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e contará com debate entre os editores Cristiano Borba, Artur Onyaiê e Amaro Mendonça, além de articulistas e da equipe responsável pela produção da revista. 


O Dossiê Periferias explora o movimento recente de emergência de novas centralidades que convocam o poder público e outras instituições a pensar nas suas demandas específicas. Entre os destaques, o dossiê põe luz sobre aspectos como identidade, interseccionalidade de gênero e raça, trabalho precarizado, mudanças climáticas e manifestações culturais. 


A publicação, que está disponível na íntegra no site coletiva.org, reúne oito artigos elaborados por pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento, duas reportagens especiais e uma seleção de referências para ler, ouvir, navegar e assistir. Completam a edição duas entrevistas com os professores Rita Montezuma, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Tiaraju Pablo D’Andrea, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 


O lançamento do dossiê faz parte das atividades de abertura do semestre 2025.1 do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Fundaj, ao qual a Revista Coletiva é vinculada. O evento é gratuito e aberto ao público. 


Serviço

Lançamento do Dossiê Periferias da revista Coletiva

Onde: Campus Apipucos da Fundaj (Rua Dois Irmãos, 92), na sala Gilberto Osório de Andrade

Quando: Terça-feira (18), a partir das 14h

Comments


APOIO
LABJOR/UNICAMP
REALIZAÇÃO
régua_de_marca_page-0001-removebg-preview (1).png
bottom of page