Negacionismo, desinformação e agnotologia (2022) | EDUEPB |
Sylvia Iasulaitis (org.)
Fake news: riscos à democracia (2021) | Editora IASP | Luiz Fernando Prudente do Amaral e Rodrigo Augusto Prando (coord.)
O Dossiê aborda a negação da Ciência, a disseminação de desinformação e produção deliberada da ignorância sob a ótica de diversas áreas do saber, tratando de questões como a função política da mentira e o negacionismo climático e ambiental.
A obra traz importantes reflexões a respeito do impacto das fake news nas instituições democráticas e dos desafios legais no combate à desinformação com a responsabilização civil, referindo-se também ao Projeto de Lei 2630/2020 que discute as sanções aplicáveis no enfrentamento deste problema nas redes sociais.
Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação (2021) | Editora Multifoco | Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social (realização)
Muito mais que fake news: Um guia prático para enfrentar à desinformação (2022) | BEM TV - Educação e Comunicação e UNICEF | Márcia Correa e Castro (redação)
Esta pesquisa visa compreender as medidas adotadas por plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e Twitter no combate à desinformação desde 2018 no contexto da pandemia de Covid-19 e no início da campanha eleitoral brasileira.
Este e-book foi produzido com o intuito de ajudar os adolescentes e jovens a identificar práticas de desinformação, esclarecendo as diferenças entre elas e as fake news. Também discute o modelo de negócios das redes sociais e o dilema entre a desinformação e a liberdade de expressão.
Dossiê contra o negacionismo da ciência: A importância do conhecimento científico (2022) | PUC Minas | Moazir Salomão Bruck, Marisa Cardoso de Oliveira e Marcus Vinícius dos Santos (editores)
A promoção da cultura científica surge como proposta neste Dossiê para a capacitação da percepção e do combate ao negacionismo científico e das fake news. O letramento científico é mobilizado como uma das estratégias para enfrentar o movimento obscurantista com a contribuição de pesquisadores da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), entidade que reúne mais de 20 universidades e institutos de pesquisa em Minas Gerais.
O ebook gratuito aborda a relação da verdade com a crise das democracias liberais que perpassa o desamparo e a incapacidade dos cidadãos de exercerem seu agenciamento de acordo com o livre-arbítrio, sendo, sobretudo, um problema moral.
Big Data e Fake News: a sociedade do (des)conhecimento (2020) | Ria Editorial | Pollyana Ferrari, Carlos Toural e Gabriela Coronel (coord.)
Fake News e a desinformação nas eleições de 2020 (2022) | FI Editora | Rosemary Segurado e Tathiana Senne Chicarino (org.)
O e-book traz reflexões sobre a relação da sociedade com as novas formas de produção das notícias, com a automação e a lógica algorítmica. Na segunda parte, encontram-se casos brasileiros que remetem ao terreno fértil das fake news e da busca pela credibilidade dos portais de notícias.
Pesquisadores do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte Mídia e Política) da PUC-SP, realizaram um estudo sobre a percepção do eleitorado paulistano sobre as eleições municipais de 2020 levando em consideração as principais fontes de acesso à informação e práticas de checagem pelo consumidor de notícias.
O fenômeno das fake news: definição, combate e contexto (2020) | Internet & Sociedade | Marco Antônio Sousa Alves e Emanuella Ribeiro Halfeld Maciel (autoria)
Dicionário dos Negacionismos no Brasil (2022) | CEPE Editora | José Luiz Ratton e José Szwako (org.)
Quais são as práticas para tentar combater o fenômeno da desinformação? O artigo apresenta um panorama sobre as fake news no Brasil com as suas principais definições e analisa os projetos de lei em curso no Congresso Nacional brasileiro em 2019.
O Dicionário reúne experts e pesquisadores nacionais e estrangeiros que compõe verbetes que apontam à amplitude dos negacionismos em um cenário de crise da democracia no Brasil.
Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências (2021) | Papirus 7 Mares | Natalia Pasternak e Carlos Orsi (autoria)
Negacionismos e usos da história (2021) | Associação Nacional de História (ANPUH) | Revista Brasileira de História
As principais teorias negacionistas são esmiuçadas a partir da defesa da ciência quando os autores refutam a negação dos fatos e da realidade social com argumentos e evidências científicas.
O Dossiê apresenta discussões sobre o negacionismo histórico e a historiografia, perpassando também a problemática do revisionismo, a negação da política e as implicações dessa tendência para a história e o jornalismo.
A briga com as Bigs Techs contra o PL das Fake News (2023) | Le Monde Diplomatique Brasil
Uma das coordenadoras dos Intervozes, Bia Barbosa é convidada para debater a regulação das plataformas de redes sociais contra as fake news sobretudo, em momento acirrado de enfrentamento contra o processo de acusação das Bigs Tecs de censura e violação aos direitos de liberdade de expressão
A sessão contextualiza historicamente a categoria de fake news em relação ao cenário atual, com os convidados Miriam Grossi - UFSC, a deputada Maria do Rosário, as pesquisadoras Maria Luiza Sussekind, da UNIRIO e Claudia Lago, da USP com a coordenação de Geovana Mendonça Lunardi Mendes -UDESC/ANPEd .
O Programa entrevista os historiadores Jaime Pinsky e Marcos Napolitano, ambos da Universidade de São Paulo (USP), sobre a ameaça do negacionismo histórico para a sociedade como um todo.
A produção paranaense traz imagens de época de 2013 até 2018 abordando como a manipulação das redes sociais e as fake news estiveram presentes no cenário político brasileiro que resultou no impeachment da presidente Dilma Rousseff.
O documentário explica o processo eleitoral norte-americano a partir da rede de fake news, a ação da Cambridge Analityca e a influência de empresários ultraconservadores em uma ação que levou Donald Trump à presidência.
Cercados - A imprensa contra o negacionismo (2021) |
Caio Cavechini (direção)
O documentário retrata os desafios do jornalismo na cobertura da pandemia de Covid-19 em tempos de negacionismo e desinformação.
Pós-verdade, Fake news e Fake ethics (2018) | Luis Mauro Sá Martino (Casa do Saber)
O professor da Casper Líbero, Luis Mauro Sá Martino enfatiza os fundamentos que propiciam a disseminação das fake news e a importância de duvidar da informação.
Na Conferência de abertura do Seminário Internacional "Pensar o futuro: as histórias que tecemos e as histórias que queremos" com o psicanalista Christian Dunker se retrata a verdade na estrutura de ficção em paralelo ao mundo contemporâneo.
O jornalista Gilberto Scofield Jr, da Lupa, maior agência de checagem de fatos do Brasil, conversa com Sérgio Amadeu sobre seu artigo "A complexa tarefa de entender, combater e legislar sobre desinformação em tempos de pós-verdade" que está no e-book "A democracia aceita os termos e condições?," lançado pela Fundação Heinrich Böll Brasil.
Desinformação na pandemia: o alcance das fake news e a importância da checagem de fatos (2021) | DW Brasil
O programa Futurando aborda a temática da desinformação nas redes sociais, sobretudo durante a pandemia de covid-19, apontando as consequências para o mundo em que vivemos.
Pós-verdade e fake news (2022) | Nexo Jornal | Politiquês: #35
“Do papel ao confirma: urna eletrônica, o alvo da vez das fake news” (2018) | Podcast Vozes Histórias e reflexões | Rádio CBN
Neste episódio, o podcast explica os apelos emocionais e o viés de confirmação de crenças mobilizados pelas fake news que convencem mais do que os fatos em um pano de fundo que dissemina a desinformação e se fundamenta na pós-verdade.
Nessa segunda temporada, a produção aborda a produção de fake news sobre o processo eleitoral com o ataque a sua principal ferramenta: a urna eletrônica. O podcast mostra também os impactos da suspeição sobre o processo democrático.
Como identificar uma fake news (2021) | Fake News Não Pod #01 | Rádio USP
O primeiro episódio traz dicas de checagem dos principais elementos que tornam a informação falsa/manipulada e contribui no combate às fake news.
Negacionismo (2022) | Fronteiras da Ciência T13E10 | UFRGS
Os apresentadores Carolina Brito e Jeferson Arenzon, ambos do Instituto de Física da UFRGS, mediaram o bate papo sobre o pensamento negacionista no ataque à ciência com os convidados Natália Pasternak e Carlos Orsi, que nesse período lançaram o livro “Contra a realidade”. Produção e edição de Jeferson Arenzo.
Negacionismo e Pós-verdade: impactos sociais e enfrentamento (2020) | Episódio 3 Humanas Pesquisadoras em Rede
“Não olhe para cima- como o negacionismo afeta a assistência jurídica” (2022) | Levante 129 - Ep #09 | Defensoria Bahia
Para entender o negacionismo e a pós-verdade na conjuntura brasileira, participam desse episódio as historiadoras Sônia Meneses (URCA) e Caroline Silveira Bauer (UFRGS) com a mediação da historiadora Ana Carolina Barbosa (UFBA).
O podcast traz para a discussão um panorama do descrédito da ciência com o movimento antivacina e como isso afetou o trabalho de defensores públicos da Bahia para garantir esse direito a toda à população. Com produção de Alexandre Lyrio e Lucas Fernandes.
Página dos arquivos sobre fake news que acompanha a discussão pública sobre o controle das redes, a guerra de narrativas, a ameaça das fake news às instituições democráticas e mais tópicos relativos ao universo desse tema.
O Observatório do Clima cria plataforma contra a desinformação ambiental no Brasil. A plataforma nasceu de uma junção de um guia contra os discursos do então ministro Ricardo Salles com o Agromitômetro, iniciativa de checagem de 2018, no intuito de sistematizar os mitos e falácias que rondam o debate ambiental.
Contando com o apoio da ANPUH-Brasil, o Observatório surge em 2019 a partir de um grupo de trabalho com a participação de pesquisadores associados ao INCT Proprietas cujo foco central são as diversas manifestações do negacionismo.
Plataforma dedicada ao curso online idealizado por jornalistas para combater o uso de fakenews e da desinformação.
O detector de Fake News é uma plataforma criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar a veracidade de um texto. Financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq e também pela CAPES.